
O tradicional São Pedro de Ipiaú, uma das maiores e mais importantes festividades culturais da região, ganhou um importante reforço financeiro para a sua realização. Por meio de uma transferência especial do Governo Federal, o município recebeu o montante de R$ 199.000,00 (cento e noventa e nove mil reais), fruto de uma emenda parlamentar de autoria do deputado federal Paulo Magalhães.
O anúncio chega em um momento de intensa movimentação cultural na cidade. Neste mês de junho, a prefeitura local já está realizando o circuito do São João de Bairros, que mobiliza as comunidades e antecipa o clima festivo. A chegada do recurso destinado pelo deputado Paulo Magalhães fortalece a estrutura técnica e atrativa para o São Pedro de Ipiaú, evento que atrai milhares de visitantes, gerando emprego temporário e aquecendo o comércio local.
Os recursos foram liberados através da plataforma Transferegov.br, vinculados ao Plano de Ação 09032026-090224/2026. A proposta recebeu parecer favorável e está com a situação “Ciente” no sistema da União, classificada especificamente na categoria de fomento a eventos turísticos do Ministério do Turismo.
Segundo as especificações técnicas descritas no plano de trabalho, o valor foi depositado em uma conta específica do Banco do Brasil, aberta exclusivamente para a execução deste projeto. O ordenamento legal vigente determina que os recursos fiquem restritos ao objeto pactuado, garantindo a transparência e a aplicação integral da verba na infraestrutura e promoção do evento.
Com esse investimento, a gestão municipal consolida o calendário festivo junino, impulsionando a cadeia produtiva do turismo e assegurando uma festa de grande porte para os moradores e turistas que escolhem Ipiaú para celebrar os festejos de São Pedro.
* Redação Ipiaú TV