Ipiaú TV
  • Home
  • Quem Somos
  • Ipiaú & Região
  • Eleições
  • Colunas do Ipiaú TV
    • Coluna Ponto de Vista Político
    • Cri Cri na Lata
    • Dicas de Trânsito com Brito Filho
    • Dicas com o Doutor Joéliton Alves
  • Assista!
  • Fale Conosco
  • Envie sua Denúncia
  • Anuncie no Ipiaú TV

Grupo Maré Comunicação se torna objeto de estudo da UFBA por protagonismo no interior da Bahia

Parceria Política e Investimentos: Patrick Lopes Celebra Entregas do Governo Estadual em Irajuba

Polícia Civil deflagra operação contra grupo investigado por homicídios em Jequié e ação apreende dois adolescentes

Médico que atuava em Ipiaú morre em grave acidente na BR-420 entre Ubaíra e Santa Inês

Identificado homem morto em confronto com a PM no Santa Rita; suspeito era procurado por crime bárbaro em...

Parceria e Investimentos: Deputado Patrick Lopes e Governador Jerônimo Rodrigues Entregam Obras Estruturantes em Ubatã

Confronto em Ipiaú Deixa um Suspeito Morto e Tenente da PM Baleado no Bairro Santa Rita

Morador de Ipiaú está entre os ganhadores do sorteio da Nota Premiada Bahia

Polícia mira facção ligada a tráfico, mortes e comércio ilegal de armas em destino turístico da Bahia

TCM determina inspeção na Câmara de Itagibá por suspeita em gastos de combustível

Seu navegador não suporta vídeos.
Seu navegador não suporta vídeos.

ASSISTA ÀS NOTÍCIAS EM VÍDEO

Identificado homem morto em confronto com a PM no Santa Rita; suspeito era procurado por crime bárbaro em Minas Gerais

Médico que atuava em Ipiaú morre em grave acidente na BR-420 entre Ubaíra e Santa Inês

Servidores Municipais de Ipiaú Paralisam Atividades e Protestam em Frente à Prefeitura

Abertura da IIª Flipiaú: Feira Literária Consolida Identidade Cultural e Fortalece Economia Criativa em Ipiaú

Corpo de policial militar Ronan Paixão Cruz é sepultado sob forte comoção em Itagi

Confronto no Bairro ACM em Ipiaú Resulta em Morte e Apreensão de Armas e Drogas

Risco de Queda de Palmeira na Praça Ruy Barbosa Preocupa Comerciantes e Pedestres em Ipiaú

Vaqueiro é executado a tiros enquanto conduzia gado no bairro Santa Rita, em Ipiaú

Moradores denunciam falta de água há quase oito dias na Travessa Protógenes Jaqueira, em Ipiaú

Em Ipiaú, Zé Cocá critica modelo de gestão da Bahia, projeta ACM Neto no governo e dispara: “O governador será ACM Neto”

Grande público e shows de César Menotti & Fabiano abrem o São João de Itagibá

por suporte junho 22, 2026

O São João de Itagibá 2026 começou em grande estilo na noite deste domingo (21), reunindo um grande público na Praça do Forró para a abertura oficial de uma das festas juninas mais tradicionais da Bahia. Com o tema “Nossa Cultura, Nosso Hexa”, o evento deu início à programação de grandes shows, fortalecendo a cultura nordestina e movimentando a economia local.

A primeira noite contou com uma programação diversificada, reunindo artistas locais, regionais e nacionais. Subiram ao palco Rocha do Forró, Perkata de Sola, Pegada dos Plays, Forró dos Plays, a dupla César Menotti & Fabiano, Rasta Chinela e Latitude 10, garantindo muito forró, sertanejo e animação até o amanhecer.

A festa acontece na tradicional Praça do Forró, que nos dois dias anteriores recebeu a Vila Cultural, espaço dedicado às manifestações culturais, gastronomia típica e apresentações que valorizam as tradições juninas e a identidade do povo itagibense.

A programação continua nesta segunda (22) e terça-feira (23), mantendo a expectativa de receber milhares de visitantes. Entre as atrações mais aguardadas estão Batista Lima, Tierry e Léo Estakazero, além de outros artistas que prometem manter o clima de alegria e celebrar a cultura nordestina.

Reconhecido como um dos principais festejos juninos da região, o São João de Itagibá reafirma sua tradição de promover entretenimento, fortalecer a cultura popular e impulsionar o comércio local, consolidando o município como um importante destino durante o período junino. A festividade é realizada pela Prefeitura de Itagibá, em parceria com o Governo da Bahia.

  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail
junho 22, 2026
0 FacebookTwitterPinterestEmail

Pé de servidor que amputou o próprio membro para tentar receber R$ 1,5 milhão foi encontrado dentro da mochila dele

por suporte junho 22, 2026
— Crédito: Arquivo pessoal

O pé do servidor público condenado por tentar fraudar seguradoras foi encontrado dentro da própria mochila dele, a cerca de 350 metros do local onde recebeu atendimento, na zona rural de São Gonçalo dos Campos. Ele é acusado de amputar o próprio membro para simular um crime e tentar receber uma indenização de R$ 1,5 milhão. As informações são do Bahia Notícias.

Lotado no município de Amélia Rodrigues, no Recôncavo baiano, o servidor foi sentenciado a cumprir 720 horas de prestação de serviços à comunidade e a pagar R$ 7.590 de prestação pecuniária. O caso ocorreu em julho de 2019 e chamou a atenção pela forma como a fraude teria sido planejada.

À época, ele deu entrada em uma unidade de saúde alegando ter sido vítima de assalto seguido de sequestro. Segundo sua versão, dois homens armados, em um carro preto, o teriam rendido, vendado, amarrado e levado para uma estrada de terra, onde amputaram seu pé esquerdo. Ele também afirmou que teve R$ 2 mil, celular e relógio roubados.

A narrativa, porém, começou a ser contestada ainda nos primeiros levantamentos da Polícia Civil. O pé amputado foi localizado dentro da mochila do próprio servidor, junto com os pertences que ele dizia terem sido levados pelos supostos criminosos, como o celular e o relógio.

As investigações apontaram que não havia indícios da participação de terceiros nem da existência dos assaltantes descritos. Para a polícia, o servidor forjou o crime com o objetivo de acionar o seguro e receber a indenização milionária.

O caso teve desfecho na Justiça com a condenação do servidor, que deverá cumprir penas alternativas determinadas pela decisão judicial.

  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail
junho 22, 2026
0 FacebookTwitterPinterestEmail

Operação Três Coqueiros: Força-tarefa apreende quase R$ 100 mil em Ubaitaba

por suporte junho 22, 2026
Ação integrada combate facção envolvida com tráfico, homicídios e comércio ilegal de armas no sul do estado

Uma megaoperação policial resultou na apreensão de R$ 99 mil em espécie na manhã da última sexta-feira (19), no município de Ubaitaba. De acordo com as autoridades, o montante expressivo tem indícios diretos de ser fruto do tráfico de entorpecentes na região. A ofensiva, batizada de Operação Três Coqueiros, mobilizou um forte aparato de segurança pública.

A investida foi coordenada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) baseada em Ilhéus, unindo os esforços das polícias Federal, Rodoviária Federal, Civil, Militar e Penal. O objetivo principal da ação foi desarticular o braço financeiro e operacional de uma organização criminosa com forte atuação no sul baiano.

Estrutura e mandados judiciais

Segundo os relatórios das investigações, o grupo criminoso operava sob uma rígida hierarquia estruturada. Os suspeitos exerciam funções bem delineadas dentro da facção, que incluíam desde a logística de distribuição de drogas e o comércio ilegal de armas de fogo até a gestão do fluxo de caixa ilícito. O grupo também é apontado como responsável pelo planejamento de homicídios e ações violentas voltadas à disputa de território contra organizações rivais.

No total, os agentes cumpriram 29 mandados judiciais expedidos pela Vara Criminal da Comarca de Itacaré. Foram contabilizadas 16 ordens de prisão temporária e 13 mandados de busca e apreensão. Entre os alvos localizados pelas equipes, cinco indivíduos já cumpriam pena dentro do sistema prisional e operavam de forma interna.

As buscas e capturas mobilizaram as equipes em solo baiano nas cidades de:

  • Ubaitaba
  • Maraú (incluindo o distrito de Barra Grande)
  • Igrapiúna
  • Ilhéus
  • Valença

A operação também estendeu as suas ramificações interestaduais, com o cumprimento de ordens judiciais no município de Santa Teresa, no Espírito Santo. Todo o material recolhido e os detidos foram apresentados às autoridades competentes para a continuidade dos procedimentos de polícia judiciária. * Redação Ipiaú TV

  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail
junho 22, 2026
0 FacebookTwitterPinterestEmail

Prefeituras da Bahia deixam R$ 107 milhões do Fundeb fora da educação infantil e entram na mira do Ministério Público

por suporte junho 22, 2026
Estado deixou de investir R$ 107 milhões na área desde 2021; Ministério Público articula ações para cobrar prefeituras e garantir vagas em creches

Prefeituras de todo o território nacional deixaram de injetar ao menos R$ 704,6 milhões do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) na educação infantil desde 2021. O descumprimento da obrigatoriedade constitucional coloca a Bahia em uma posição de alerta: o estado lidera o ranking nacional com o maior volume de verbas não aplicadas, acumulando um total de R$ 107 milhões retidos.

Os dados são do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope), organizados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e divulgados originalmente pela Folha de S.Paulo. O levantamento aponta que 835 municípios brasileiros falharam, de forma total ou parcial, na destinação obrigatória dos recursos para as etapas iniciais do ensino nos últimos cinco anos.

Além do deficit na educação infantil, a Bahia também encabeça a lista de omissões em infraestrutura escolar. Pela regra atual do Fundeb, 15% de uma parcela da complementação da União deve ser direcionada para melhorias na rede física de ensino. No cenário nacional, R$ 426,6 milhões deixaram de ser usados para este fim. O território baiano responde por R$ 99 milhões desse montante, registrando novamente o pior índice entre os estados.

Somadas as duas frentes de omissão (educação infantil e infraestrutura), os valores não aplicados no país chegam a R$ 1,1 bilhão. Com base nos parâmetros do Novo PAC, essa quantia seria suficiente para construir 314 novas creches e gerar cerca de 30 mil vagas em tempo integral. A falta de aplicação impacta diretamente a fila de espera por vagas em creches no Brasil, que registrou 826 mil crianças sem atendimento em 2025.

O Ministério Público já articula uma atuação coordenada em âmbito nacional para responsabilizar os gestores municipais. O órgão foca na recomposição imediata dos valores orçamentários e investiga o possível desvio das verbas para outras secretarias.

Apesar do passivo acumulado, o novo modelo do Fundeb — que ampliou gradativamente a participação da União até atingir 23% em 2026 e instituiu o Valor Anual Total por Aluno (VAAT) — elevou o patamar geral de investimentos na Bahia. Em 2020, a maioria das cidades baianas investia até R$ 8 mil por estudante ao ano. Em 2025, o investimento predominante saltou para faixas superiores a R$ 15 mil por aluno, embora o cumprimento integral das metas voltadas às creches e à infraestrutura ainda enfrente falhas graves de gestão.

* Redação Ipiaú TV

  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail
junho 22, 2026
0 FacebookTwitterPinterestEmail

Um mês após celebrar estadualização de Hospital com Jerônimo Rodrigues, prefeito de Senhor do Bonfim declara apoio a ACM Neto 

por suporte junho 22, 2026

Um mês após celebrar com o governador Jerônimo Rodrigues (PT) a estadualização do Hospital Municipal Dom Antônio Monteiro (HDAM), em Senhor do Bonfim, o prefeito Laércio Júnior (UB), recebeu na cidade o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (UB), pré-candidato ao governo do Estado e não titubeou ao discursar e escancarar apoio a Neto.

”Amanhã o governador vem a Senhor do Bonfim, eu irei sim, como prefeito dessa cidade recepcioná-lo, porque política se faz com respeito e com P maiúsculo, agora eu posso dizer a vocês, eu tenho linha, eu tenho lado, é ACM Neto”, disse Laércio ao discursar em ato de abertura do São João de Senhor do Bonfim, na noite de sábado (20/06).

Neste domingo, em nota, ACM destacou a liderança do prefeito Laércio e afirmou que pretende contar com o gestor em um eventual governo estadual para ajudar a representar a região e contribuir com o desenvolvimento da Bahia. A troca de afagos entre o prefeito e ACM, ambos do mesmo partido, pode ter uma explicação: Neto, que já enfrentava uma escalada de desgaste após revelações do caso Banco Master, que agora mira Jaques Wagner (PT), sentiu que não ecoou bem o seu recente discurso em Vitória da Conquista de que o apoio do prefeito não tem lá tanta importância assim e agora tenta corrigi-lo enaltecendo prefeitos aliados que não são muitos, mas são os gestores das maiores cidades, conforme declarações do próprio pré-candidato.

  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail
junho 22, 2026
0 FacebookTwitterPinterestEmail

Mãe e filha adolescente são assassinadas a tiros dentro de casa

por suporte junho 22, 2026
— Crédito: Reprodução/Redes Sociais

Um duplo homicídio registrado na madrugada deste sábado (20) chocou moradores do município de Timbaúba, interior de Pernambuco. Uma mulher de 30 anos e a filha adolescente, de 13, foram encontradas mortas dentro da própria residência após uma invasão durante a madrugada.

As vítimas foram identificadas como Jaqueline Euclides da Silva e Emilly Victoria da Silva, conhecida como “Vick”, segundo informação do portal Agora Nordeste.

De acordo com a Polícia Militar, moradores relataram ter ouvido diversos disparos de arma de fogo por volta de 1h30. Com medo da situação, ninguém deixou as casas naquele momento. Somente ao amanhecer os vizinhos perceberam sinais de arrombamento no portão do imóvel e acionaram a polícia.

Ao chegarem ao local, os agentes encontraram mãe e filha já sem vida em um dos quartos da casa, ambas com várias marcas de tiros. Durante a perícia, foram recolhidas cápsulas de munição deflagradas tanto no interior da residência quanto na área externa.

Segundo a polícia, Jaqueline não tinha antecedentes criminais nem envolvimento com atividades ilícitas.   O local foi isolado para o trabalho da perícia do Instituto de Criminalística (IC), e os corpos foram encaminhados ao Instituto de Medicina Legal (IML).

A Polícia Civil abriu inquérito e segue investigando o caso para identificar os autores e esclarecer a motivação do crime. (Correio 24h)

  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail
junho 22, 2026
0 FacebookTwitterPinterestEmail

Grupo Maré Comunicação se torna objeto de estudo da UFBA por protagonismo no interior da Bahia

por suporte junho 21, 2026
A atuação do Grupo Maré Comunicação no mercado regional baiano acaba de ganhar reconhecimento no meio acadêmico e científico.

A empresa, fundada em Ipiaú foi convidada a participar de uma pesquisa de Doutorado e Pós-Doutorado da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que investiga as dinâmicas da comunicação no interior do estado.

O estudo busca compreender as especificidades dos ecossistemas comunicacionais em oito Regiões de Identidade da Bahia, analisando as relações entre mídia, publicidade, organizações e poder local. Para isso, pesquisadores estão entrevistando representantes da comunicação, do jornalismo e publicidade consideradas estratégicas em suas respectivas regiões.

A participação do Grupo Maré foi considerada especialmente relevante devido à sua atuação no mercado regional e à experiência no desenvolvimento de estratégias de comunicação para organizações públicas e privadas.

A pesquisa pretende ampliar a compreensão sobre o papel desempenhado na configuração dos fluxos comunicacionais e nas relações entre empresas, veículos de comunicação e sociedade.

A investigação é conduzida pela professora doutora Lia Seixas, da Faculdade de Comunicação da UFBA e pesquisadora de pós-doutorado, em parceria com o doutorando Alan Araújo Barbosa. A iniciativa possui caráter exclusivamente acadêmico e científico.

Para o CEO do Grupo Maré, Marcel Hohlenwerger, o convite representa o reconhecimento de um trabalho construído ao longo dos anos no fortalecimento da comunicação regional.

“Recebemos esse convite com muita satisfação, pois ele demonstra que a comunicação produzida no interior da Bahia tem relevância e merece ser estudada. A Maré nasceu com o propósito de desenvolver soluções de comunicação conectadas à realidade da nossa região, valorizando as potencialidades locais e contribuindo para o crescimento de empresas, instituições e desenvolvimento regional. Participar desta pesquisa é uma oportunidade de compartilhar experiências e colaborar para a construção de conhecimento sobre a comunicação no interior do estado”, destacou.

O convite reforça a crescente importância das iniciativas de comunicação desenvolvidas fora dos grandes centros urbanos e evidencia o papel que empresas do interior vêm desempenhando na transformação do cenário midiático baiano. A inclusão da Maré na pesquisa da UFBA coloca a agência entre os atores considerados relevantes para a compreensão dos novos modelos de comunicação que emergem nas diferentes regiões da Bahia.

  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail
junho 21, 2026
0 FacebookTwitterPinterestEmail

Parceria Política e Investimentos: Patrick Lopes Celebra Entregas do Governo Estadual em Irajuba

por suporte junho 21, 2026
Foto: blogmarcosfrahm.

O município de Irajuba, localizado no Vale do Jiquiriçá, foi palco de uma série de inaugurações neste final de semana. O deputado estadual Patrick Lopes (Avante) acompanhou de perto as entregas realizadas pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), consolidando a força política do grupo no município, que conta com o suporte do prefeito Antônio Sampaio (Avante), do vice-prefeito Niniu (Avante) e de vereadores locais.

Em sua primeira agenda oficial na cidade como chefe do Executivo baiano, Jerônimo Rodrigues inaugurou equipamentos estruturantes para a região. Entre os principais investimentos entregues estão a nova Delegacia da Polícia Civil, um Pelotão da Nonagésima Terceira Companhia Independente da Polícia Militar (93ª CIPM), além de um estádio de futebol e uma escola de tempo integral. De acordo com o deputado Patrick Lopes, os novos dispositivos representam um salto significativo na qualidade de vida e no desenvolvimento de Irajuba.

Fortalecimento Político e Cenário para 2026

Além do impacto administrativo, o evento reflete o momento de expansão política vivido por Patrick Lopes. Em plena pré-campanha para a reeleição à Assembleia Legislativa da Bahia, o parlamentar tem tido seu nome destacado nos bastidores devido à forte articulação e proximidade com o ex-governador e atual ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT) — cotado como pré-candidato ao Senado.

Sob o apadrinhamento e influência de Rui Costa, o ex-prefeito de Jitaúna conseguiu ampliar consideravelmente sua base partidária nos municípios baianos, registrando um crescimento expressivo no número de prefeitos que declararam apoio ao seu projeto eleitoral para o pleito de 2026.

Diferente do cenário de incertezas que marcou sua campanha em 2022, o panorama atual coloca Patrick Lopes em uma posição de destaque. O livre trânsito nas secretarias do Estado e a abertura de portas na Casa Civil, em Brasília, para o encaminhamento de demandas dos municípios aliados, posicionam o deputado como um dos nomes mais fortes do Avante, com potencial para figurar entre os parlamentares mais votados da legenda na Bahia.

  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail
junho 21, 2026
0 FacebookTwitterPinterestEmail

Caminhão carregado com combustível tomba na BR-330, em Maracás

por suporte junho 21, 2026

Um sinistro de trânsito do tipo tombamento envolvendo um caminhão carregado de combustíveis foi registrado na BR-330, após a entrada do distrito de Caldeirão dos Mirandas, sentido Pé de Serra, no município de Maracás.
Segundo informações preliminares, o condutor do veículo foi socorrido por uma equipe do Samu e encaminhado ao Hospital Municipal de Maracás com ferimentos graves.
Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas para atender à ocorrência, enquanto a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) permanece no local adotando as medidas de segurança necessárias.
Há vazamento de combustível na área do sinistro, o que exige atenção redobrada dos motoristas que trafegam pela rodovia.
Até o momento, não foram divulgadas maiores informações sobre as circunstâncias do acidente ou sobre o estado atualizado da vítima.

  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail
junho 21, 2026
0 FacebookTwitterPinterestEmail

Polícia Civil deflagra operação contra grupo investigado por homicídios em Jequié e ação apreende dois adolescentes

por suporte junho 20, 2026

A Polícia Civil da Bahia efetuou, na manhã desta quinta-feira (18/06), no âmbito da Operação Malhas da Lei, uma ação para o cumprimento de dois mandados de busca e apreensão de adolescentes e três mandados de busca domiciliar contra investigados pela participação em três homicídios e cinco tentativas de homicídio registrados na cidade de Jequié, entre os meses de fevereiro e maio deste ano.

A operação resultou na apreensão de dois adolescentes, ambos de 16 anos. Eles são investigados pela participação em dois atos infracionais análogos ao crime de homicídio. O primeiro ocorreu no dia 4 de maio e teve como vítima Leandro Oliveira Santos, de 37 anos, vítima de disparos de arma de fogo. O segundo foi registrado no dia 6 de maio e vitimou Isael Ribeiro Nunes, de 20 anos.

Durante o cumprimento das ordens judiciais nas residências dos suspeitos, foram apreendidas roupas camufladas, que, segundo as investigações, teriam sido utilizadas durante os ataques, além de aparelhos celulares e diversos objetos de interesse para a continuidade das investigações.

A ação foi coordenada pelo Núcleo de Homicídios (NH/Jequié), com apoio do Grupo de Apoio Tático e Técnico à Investigação (GATTI/Central), da 9ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (9ª Coorpin/Jequié), da Delegacia Territorial (DT/Jequié) e da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR/Jequié).

Os adolescentes apreendidos foram encaminhados ao Núcleo de Homicídios, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis. Eles serão posteriormente encaminhados para internação. As diligências investigativas continuam com o objetivo de identificar, localizar e prender outros possíveis envolvidos nos crimes.

  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail
junho 20, 2026
0 FacebookTwitterPinterestEmail

Euclides propõe e Assembleia Legislativa da Bahia aprova Comenda 2 de Julho a Ana Paula Camargo, diretora do Hospital Geral Prado Valadares 

por suporte junho 20, 2026

A Comenda 2 de Julho, a mais alta honraria da Casa Legislativa da Bahia, será concedida para Ana Paula de Assis Camargo Lacerda, diretora-geral do Hospital Geral Prado Valadares (HGPV), localizado no município de Jequié. Projeto de Resolução neste sentido, protocolado pelo deputado Euclides Fernandes (PT), foi aprovado nesta semana na ALBA, com o objetivo de homenagear a gestora, ”como forma de reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à saúde pública baiana, bem como por sua destacada atuação na gestão hospitalar e no fortalecimento da assistência à população”.

No documento, o deputado destacou a trajetória profissional construída com dedicação à saúde pública e compromisso com o serviço público. Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Ana Paula de Assis possui especializações nas áreas de urgência e emergência, atenção à saúde da mulher em enfermagem obstétrica, administração hospitalar e sistemas de serviços de saúde.

A enfermeira complementa seu vasto currículo profissional com a formação em hemodinâmica e cardiologia. Ao longo da carreira, afirma o deputado, ”ela consolidou uma atuação pautada pela qualificação técnica, humanização do atendimento e busca permanente da excelência nos serviços de saúde”.

Euclides Fernandes lembrou que, atualmente, Ana Paula de Assis exerce a função de diretora-geral do HGPV, uma das mais importantes unidades hospitalares da rede pública estadual, funcionando como hospital de referência para dezenas de municípios dos Territórios de Identidade do Médio Rio de Contas e do Vale do Jiquiriçá, além de atender pacientes oriundos de diversas outras regiões. A data da homenagem ainda será definida pela Casa!

  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail
junho 20, 2026
0 FacebookTwitterPinterestEmail

IBGE: país tem 8,4 milhões de analfabetos, menor número desde 2016

por suporte junho 20, 2026
— Crédito: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

Em 2025, o Brasil tinha 8,4 milhões de pessoas com 15 anos ou mais de idade analfabetas, correspondendo a uma taxa de analfabetismo de 4,9% – a menor taxa da série histórica iniciada em 2016.

Em relação a 2024, houve redução de 0,4 ponto percentual (p.p.) na taxa nacional, representando uma diminuição de cerca de 592 mil pessoas analfabetas no país.

Em nove anos, a taxa nacional de analfabetismo caiu de 6,7%, em 2016, para 4,9%, em 2025, uma redução de 1,8 p.p. no período. A Região Nordeste (4,8 milhões de pessoas) concentra 57,4% desse total.

Os dados estão na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua: Educação (2025), divulgados nesta sexta-feira (19) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O analfabetismo atinge principalmente a população idosa. Em 2025, havia 4,8 milhões de analfabetos com 60 anos ou mais, o que representa 14,9% das pessoas desse grupo etário. Os analfabetos com 60 anos ou mais de idade eram 58% do total de analfabetos do país. Já a taxa de analfabetismo de pretos ou pardos (20,6%) era quase três vezes superior à de brancos (7,3%) nesse grupo etário. *Ler matéria completa na Agência Brasil.

  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail
junho 20, 2026
0 FacebookTwitterPinterestEmail

PRF identifica problemas em 97% das ambulâncias fiscalizadas em ação no sul da Bahia

por suporte junho 20, 2026
— Crédito: PRF

A Polícia Rodoviária Federal intensificou a fiscalização de ambulâncias no sul da Bahia. Durante a operação desta semana, os agentes verificaram documentos, licenciamento, estado de conservação dos pneus, equipamentos obrigatórios e a categoria da Carteira Nacional de Habilitação dos motoristas.

O resultado chamou a atenção: 97% das ambulâncias abordadas apresentavam algum tipo de irregularidade. Entre os principais problemas encontrados estavam licenciamento vencido, pneus em condições inadequadas de uso, motoristas sem habilitação e condutores com categoria incompatível para dirigir esse tipo de veículo. As irregularidades comprometem a segurança dos pacientes transportados e dos demais usuários das rodovias.

Segundo a PRF, a fiscalização tem caráter preventivo e repressivo. O objetivo é evitar acidentes, preservar vidas e garantir que o atendimento de emergência seja realizado dentro das normas de trânsito, com veículos em condições adequadas e profissionais legalmente habilitados. Segurança no transporte também faz parte do cuidado prestado aos pacientes. (Pimenta)

  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail
junho 20, 2026
0 FacebookTwitterPinterestEmail

Mulher é assassinada a tiros dentro de salão de beleza em Salvador

por suporte junho 20, 2026
Vanessa Souza Cerqueira – Crédito: Reprodução/Redes sociais

Uma mulher identificada como Vanessa Souza Cerqueira, de 35 anos, foi morta a tiros dentro de um salão de beleza no bairro de Pituaçu, em Salvador, na tarde desta quinta-feira (18). De acordo com informações da Polícia Civil, a vítima estava trabalhando e atendendo clientes no momento em que foi surpreendida por um homem que chegou ao local em uma motocicleta e efetuou diversos disparos.

O crime aconteceu por volta das 16h. Segundo relatos de familiares, horas antes do assassinato, Vanessa teria discutido com um homem dentro do próprio salão. A polícia apura se o desentendimento tem relação com o homicídio. Testemunhas informaram que o autor dos disparos utilizava capacete e capa de chuva, o que dificultou sua identificação.

Após o crime, ele fugiu do local. Em nota, a Polícia Militar informou que equipes da 39ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) foram acionadas para atender à ocorrência na Rua dos Lisboetas. Guarnições realizaram buscas e rondas na região, mas até o momento nenhum suspeito foi localizado ou preso.

O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia e a remoção do corpo. Vanessa deixa uma filha de 18 anos. O caso é investigado pela Polícia Civil, que busca esclarecer a motivação do crime e identificar o autor dos disparos.

  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail
junho 20, 2026
0 FacebookTwitterPinterestEmail
Carregar mais postagens
  • Além das Algemas: A Realidade Invisível dos Areeiros do Rio de Contas em Ipiaú

    maio 25, 2026
  • Em Ipiaú, Zé Cocá critica modelo de gestão da Bahia, projeta ACM Neto no governo e dispara: “O governador será ACM Neto”

    maio 25, 2026
  • Sete Mais apresenta produtos naturais durante ação especial na Academia da Saúde em Ipiaú

    maio 8, 2026
  • Dia das Mães é celebrado com ação de saúde, acolhimento e prevenção na Academia da Saúde em Ipiaú

    maio 8, 2026
  • Atletas de Ipiaú Brilham no Cenário Nacional e Conquistam Medalhas no Brasileiro de Karatê

    maio 1, 2026

Leia mais artigos na coluna

Ipiaú & Região

  • Grande público e shows de César Menotti & Fabiano abrem o São João de Itagibá

    junho 22, 2026
  • Grupo Maré Comunicação se torna objeto de estudo da UFBA por protagonismo no interior da Bahia

    junho 21, 2026
  • Polícia Civil deflagra operação contra grupo investigado por homicídios em Jequié e ação apreende dois adolescentes

    junho 20, 2026
  • Médico que atuava em Ipiaú morre em grave acidente na BR-420 entre Ubaíra e Santa Inês

    junho 19, 2026
  • Identificado homem morto em confronto com a PM no Santa Rita; suspeito era procurado por crime bárbaro em Minas Gerais

    junho 19, 2026
  • Entenda as Responsabilidades e os Riscos da Multa em Dobro no CTB com Brito Filho

    março 3, 2026
  • Dicas de Trânsito com Brito Filho: Entenda como funcionam os radares e as penalidades por excesso de velocidade

    fevereiro 24, 2026
  • Dicas de Trânsito: Quadro de Brito Filho alerta para o rigor da lei contra “rachas” e manobras arriscadas

    fevereiro 9, 2026
  • Álcool ao Volante: Saiba a Diferença entre Infração e Crime de Trânsito no Quadro de Brito Filho

    fevereiro 4, 2026

Leia mais artigos na coluna Dicas de Transito com Brito Filho

  • Moedas Sociais e Economia Circular: artigo aponta caminhos para fortalecer comunidades tradicionais e bairros vulneráveis

    junho 9, 2026
  • O Empreendedorismo e o Desenvolvimento Econômico na Cadeia do Cacau na Bahia e no Brasil.

    março 23, 2026
  • “Empreendedorismo Feminino: O Crescimento e a Transformação da Bahia e do Brasil”

    março 15, 2026
  • Desvendando o Potencial Turístico do Território Médio Rio das Contas: Um Caminho para o Desenvolvimento Sustentável

    março 9, 2026
  • Crítica Analítica à Concessão do Título de Cidadão Ipiauense a ACM Neto.

    março 8, 2026

Leia mais artigos na coluna

Esportes

  • Festival e Copa Ginga Reúnem Atletas de Capoeira no Ginásio de Esportes em Ipiaú

    junho 11, 2026
  • Doce Mel joga melhor, empata com o 3B e segue vivo na briga pelo G-8 do Campeonato Brasileiro Feminino Série A2.

    junho 1, 2026
  • Cruzeiro vence em Minas, mas Doce Mel/Jequié se despede com orgulho da Copa do Brasil

    maio 29, 2026

Política

  • Parceria Política e Investimentos: Patrick Lopes Celebra Entregas do Governo Estadual em Irajuba

    junho 21, 2026
  • Enteado de Wagner e secretário de Meio Ambiente da Bahia, Eduardo Sodré também é alvo da PF

    junho 18, 2026
  • Prefeito de Ubatã Tinho do Vale Confirma Apoio Político à Reeleição de Patrick Lopes

    junho 16, 2026

Sugestões ou denuncias, entre em contato
Email: redacao@ipiautv.com.br

O Ipiaú TV é um portal de notícias feito por pessoas de Ipiaú, com atualização diária e compromisso com a informação responsável. Levamos os fatos do interior da Bahia para todo o mundo.

Footer Logo
  • Início
  • Quem Somos
  • Termos de Serviços

@2026 | | Ipiaú TV – Jornalismo independente do interior da Bahia. Design e desenvolvimento por Alysson Calazans® — marca registrada.

Ipiaú TV
  • Home
  • Quem Somos
  • Ipiaú & Região
  • Eleições
  • Colunas do Ipiaú TV
    • Coluna Ponto de Vista Político
    • Cri Cri na Lata
    • Dicas de Trânsito com Brito Filho
    • Dicas com o Doutor Joéliton Alves
  • Assista!
  • Fale Conosco
  • Envie sua Denúncia
  • Anuncie no Ipiaú TV