
Em entrevista exclusiva ao Ipiaú TV, a comandante do 8º Batalhão de Bombeiros Militar (8º BBM) de Jequié, Major Edirute Silva, informou que equipes estão monitorando de forma intensiva as áreas mais afetadas pelas chuvas em Dário Meira e região. Segundo a oficial, o Corpo de Bombeiros acompanha tanto a zona urbana quanto a zona rural do município, incluindo localidades próximas de Boa Nova, identificando pontos de risco e orientando os moradores.
“Encontramos algumas áreas de risco porque algumas casas estão localizadas ao pé dos morros. Quando há muita chuva, o solo encharca e pode deslizar. Já fizemos todo o monitoramento e orientamos a população. A Prefeitura, por meio da prefeita, também tem atuado nesse trabalho preventivo”, afirmou a major.
De acordo com o levantamento feito pelo 8º BBM, os rios da região subiram o nível devido ao grande volume de chuva — cerca de 120 milímetros em poucas horas. Algumas casas acabaram sendo atingidas por estarem construídas próximas ou até dentro do curso natural dos rios.
“Houve um rompimento em uma passagem no povoado do Canário, mas a Prefeitura já está acompanhando de perto e adotando as providências necessárias”, explicou a comandante.
A Major Edirute também destacou a preocupação com o Rio Gongogi, que corta parte de Dário Meira. Caso ocorram chuvas fortes no município de Iguaí, o volume de água pode aumentar rapidamente e atingir áreas urbanas da cidade.
“Nossa orientação é que, se o rio subir e houver risco para as casas, a população siga as instruções da Defesa Civil. Estamos trabalhando juntos para salvar vidas. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil estão em alerta, atuando de forma preventiva”, completou.
O Subtenente Giudice, também do 8º BBM, reforçou a fala da comandante, destacando que o trabalho atual é de prevenção e monitoramento contínuo:
“Não houve necessidade de intervenção direta, mas estamos acompanhando o tempo e em constante contato com a Defesa Civil. Visitamos residências em áreas vulneráveis e orientamos os moradores sobre os riscos de deslizamentos e alagamentos. O Corpo de Bombeiros está à disposição 24 horas por dia”, afirmou.
A corporação mantém equipes de prontidão e reitera que qualquer situação de emergência deve ser comunicada imediatamente pelos canais oficiais de atendimento do Corpo de Bombeiros (193).