
A vereadora ipiauense Monica Souza (PT) saiu em defesa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), após a repercussão de uma fala dele sobre uma propaganda oficial do governo federal que exibia a imagem de “um senhor negro, alto, sorrindo sem nenhum dente na boca”.
Segundo Monica, a declaração do presidente foi mal interpretada e fragmentada nas redes sociais, gerando uma leitura equivocada de preconceito e racismo. Para a vereadora, o discurso de Lula, na verdade, buscava denunciar o preconceito presente no material publicitário.
“Fragmentaram o vídeo, cortaram trechos e não mostraram a realidade da fala. Lula não quis ser preconceituoso. O que ele quis dizer é que nós, pretos e pretas, também podemos aparecer nas revistas e redes sociais de forma bonita e elegante, porque viemos de uma história de muito sofrimento”, destacou.
Ela explicou ainda que o presidente fazia referência à necessidade de valorização da população negra e lembrou que políticas públicas, como o programa Brasil Sorridente, foram criadas justamente para ampliar o acesso a serviços odontológicos. “Lula entregou 400 unidades odontológicas e investiu mais de R$ 125 milhões para tratar mulheres vítimas de violência doméstica. Como alguém com essa trajetória poderia querer desmerecer o povo negro?”, questionou a parlamentar.
Monica reforçou sua posição lembrando sua própria militância. “Eu faço parte do movimento negro e sei muito bem do que estou falando. Se Lula tivesse sido preconceituoso, eu seria a primeira a dizer. Nós, negros e negras, precisamos aparecer belos, bem representados, também nas revistas e redes sociais”, concluiu.