
Moradores da zona rural de Ipiaú denunciaram o abandono de cães em uma estrada que liga a BR-330 à Região das Três Lagoas, próxima à estação de tratamento de esgoto do município.
Segundo Jullievani Palma, filha do morador que registrou a denúncia, os animais foram deixados no local há alguns dias e continuam abandonados. “Meu pai esteve lá à noite. Um deles ficou junto com meu cachorro, mas os outros se abrigaram em uma toca que encontraram. O mais tranquilo está com meu cachorro, e os outros permanecem escondidos”, relatou.
De acordo com a filha do morador, seu pai tem alimentado os cães, mas alerta que a situação representa um sério risco à saúde pública. “Não dá para deixar os bichos passarem fome e ficarem soltos, correndo perigo de atropelamento ou de contrair doenças”, disse Jullievani.
Os primeiros casos começaram quando dois cães foram deixados no local, mas desde então o número aumentou para cinco animais, todos magros e visivelmente debilitados. A presença constante de veículos na estrada aumenta o risco de acidentes com os animais.
A reportagem do Ipiaú TV encaminhou as imagens à Secretaria Municipal de Saúde, que deve avaliar medidas de resgate e controle. Animais abandonados em áreas públicas podem transmitir doenças, além de gerar perigo para moradores e motoristas.
Enquanto aguardam providências das autoridades, os moradores continuam alimentando e cuidando dos cães, na tentativa de reduzir o sofrimento e evitar que eles se machuquem ou sejam atropelados. lembrando que abandonar animais é crime e que a prática tem se tornado recorrente naquela região, localizada a cerca de 10 quilômetros da sede de Ipiaú. * Redação Ipiaú TV