
O Ipiaú TV, associado à Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), conta com o suporte de ferramentas e tecnologias avançadas voltadas para o aprimoramento da apuração jornalística. Entre os recursos disponíveis está o CruzaGrafos, uma plataforma de software livre desenvolvida para investigações de dados e verificações cruzadas.
O CruzaGrafos permite visualizar e compreender as conexões entre pessoas, empresas e instituições públicas, ao cruzar diferentes bancos de dados hospedados nos repositórios da Abraji. Essa ferramenta possibilita que jornalistas investiguem relações complexas e revelem redes de influência que, de outro modo, seriam difíceis de detectar.
O desenvolvimento e a implementação do projeto foram parcialmente financiados pelo Desafio de Inovação da Google News Initiative, que apoia iniciativas de jornalismo digital inovadoras em todo o mundo. Em sua edição voltada à América Latina, o CruzaGrafos foi um dos projetos selecionados por seu potencial de fortalecer a transparência e a credibilidade do jornalismo investigativo.
Com o uso da plataforma, é possível, por exemplo, mapear visualmente conexões entre políticos, doadores de campanha, empresas e empreiteiros contratados com recursos públicos. Desde 2021, o sistema também passou a integrar dados sobre autuações ambientais emitidas pelo Ibama, que podem ser consultadas por nome, CPF ou CNPJ.
Em 2022, o projeto recebeu novas atualizações, incluindo:
- Informações atualizadas sobre empresas e seus sócios, conforme registros da Receita Federal;
- Dados das candidaturas das eleições de 2022 e bens declarados desde 2014;
- Integração com o Google Maps, permitindo a localização de endereços empresariais;
- Acesso direto ao Portal da Transparência e ao TSE Divulgacand;
- Ligações com o projeto Publique-se, que reúne processos judiciais de interesse público.
Parte significativa dos dados utilizados pelo CruzaGrafos foi originalmente coletada pelo jornalista Claudio Weber Abramo, referência no jornalismo de dados no Brasil, falecido em 2018. O acervo e as ferramentas desenvolvidas por ele foram gentilmente cedidos à Abraji por sua família, com colaboração do ex-presidente da entidade, José Roberto de Toledo.
Com esse conjunto de tecnologias e bases de dados, o Ipiaú TV reafirma seu compromisso com a transparência, a ética e o jornalismo investigativo de qualidade, colocando-se entre os veículos regionais que investem em inovação e credibilidade na apuração dos fatos.