
A Prefeitura de Ipiaú publicou nesta quarta-feira (17) no Diário Oficial a homologação do Pregão Eletrônico nº 029/2025, que prevê a contratação da empresa Meta Ambiental Serviços de Limpeza Urbana Ltda para execução dos serviços de limpeza urbana, coleta e transporte de resíduos sólidos no município. O contrato tem valor de R$ 8.967.096,77.
A medida ocorre dias após a coleta de lixo na cidade enfrentar instabilidade. O contrato anterior com a Transloc Construtora e Transportes Eireli havia expirado na última sexta-feira (12), o que levou a Prefeitura a improvisar o serviço durante o fim de semana com servidores da Secretaria de Desenvolvimento Urbano. A solução emergencial, no entanto, não conseguiu evitar o acúmulo de resíduos em diversos pontos da cidade, gerando queixas da população.

Na segunda-feira (15), a coleta voltou a ser realizada após o Ministério Público da Bahia (MP-BA) autorizar a assinatura de um aditivo contratual com a Transloc, permitindo a continuidade temporária do serviço.
Com a homologação do novo pregão, a gestão municipal busca garantir estabilidade na coleta e transporte de resíduos sólidos. O contrato com a Meta Ambiental estabelece que os serviços deverão atender às exigências e condições previstas no Termo de Referência da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano. * Redação Ipiaú TV