
Após a repercussão da matéria publicada no domingo (27) pelo Ipiaú TV, que denunciou a ausência de água por três dias consecutivos no bairro Santa Rita, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA) se manifestou na manhã desta segunda-feira (28) sobre o problema.
Em resposta enviada à redação, a Embasa informou que o abastecimento de água no município de Ipiaú está passando por um processo de normalização gradativa, após a realização de uma manutenção emergencial, já concluída. A empresa orientou ainda que, caso o fornecimento não esteja restabelecido até esta terça-feira (29), os consumidores afetados devem entrar em contato com a concessionária, informando o número de matrícula do imóvel para que seja feita a verificação.
A matéria original do Ipiaú TV relatou o drama vivido por moradores da Rua Ubaldo Alves, no bairro Santa Rita, que enfrentam torneiras secas, chuveiros sem funcionar e dificuldades para realizar tarefas básicas do dia a dia. Um dos moradores desabafou em vídeo:
“Sem uma gota d’água, sem água nas pias, sem água no chuveiro… é uma falta de vergonha. A gente paga para ter água e não tem!”
A ausência de abastecimento tem afetado principalmente famílias de baixa renda, que precisam improvisar o consumo com galões comprados ou recorrendo a vizinhos de outras localidades. A indignação dos moradores se intensifica diante da falta de avisos prévios e da sensação de descaso por parte da concessionária.
Com a resposta da Embasa, a população aguarda agora que o fornecimento seja, de fato, restabelecido e que situações como essa passem a ser tratadas com mais transparência, agilidade e respeito ao consumidor.