
Nesta sexta-feira, 25 de julho, às 17h, a Câmara Municipal de Ipiaú será palco da 1ª Conferência do Julho das Pretas, uma iniciativa do gabinete da vereadora Mônica Souza que marca um momento histórico na cidade. Com o tema “Mulheres Negras em Marcha: poder, território e bem viver”, o evento integra a programação do Julho das Pretas, mês dedicado à resistência, à memória e à articulação política das mulheres negras em todo o Brasil.
A conferência será um espaço de reflexão, reconhecimento e construção coletiva, reunindo mulheres negras que atuam em diferentes frentes pela valorização da identidade, pelo combate ao racismo e pela efetivação de políticas públicas.

Entre as conferencistas confirmadas estão:
- Elenilda Brandão – Escritora, Professora Doutora, graduada em Filosofia e Matemática pela UESC. É especialista em Cultura Afro-Brasileira e Indígena, Mestra em Educação pela UEFS e Doutora em Família na Sociedade Contemporânea. Professora da rede pública e formadora da UESB, é autora de livros como “O Adolescente (Des)conectado em Teias de Relações”, “Celular, por favor, seja meu amigo” e “Da Roça ao Doutorado: sobre o poder da educação”.
- Radimara Bomfim – Professora, bióloga, mestre em Educação e atual gestora do CETEP Médio Rio das Contas.
- Juliana Lino – Pedagoga, mestre em Relações Étnico-Raciais, especialista em educação inclusiva e coordenadora técnica da Educação das Relações Étnico-Raciais em Ipiaú.
- Ailana Freitas Rocha – Doutora em Políticas Sociais e Cidadania, advogada, escritora, professora universitária e ativista da UNEGRO. Atua nas áreas de direitos humanos, diversidade, educação e políticas públicas com foco na igualdade racial e de gênero.
- Marcella – Artista visual e estudante de Antropologia. Atua em movimentos culturais de Ipiaú, é criadora da série Antropoarte e usa a arte como ferramenta de resistência, memória e transformação.
- Luana França – Mestra em Relações Étnicas e Contemporaneidade pela UESB, com especializações em História, Educação Básica e Gestão Educacional. É graduanda em Pedagogia e formada em História pela UESB, com foco em temas como etnias, gênero e diversidade sexual.
A conferência é aberta ao público e representa uma importante iniciativa de valorização das mulheres negras na política, na educação, na cultura e na sociedade ipiauense.* Redação Ipiaú TV