
O presidente Lula (PT) afirmou que Jair Bolsonaro é o culpado pela taxação de 50% imposta pelo governo Donald Trump contra as importações brasileiras nos Estados Unidos. A declaração foi dada em entrevista ao Jornal da Record, nesta quinta-feira (10).
“O ex-presidente deveria assumir sua responsabilidade. Foi o filho dele quem foi lá influenciar Trump, que agora tenta interferir em um processo que está na Suprema Corte brasileira. E, aqui, decisão judicial se cumpre”, disse Lula.
Na gravação, o petista afirmou que o Brasil vai priorizar a negociação em um primeiro momento, mas não descartou retaliar os Estados Unidos. Ele também afirmou que pode recorrer à OMC (Organização Mundial do Comércio) contra a decisão.
“O que mais vai valer é o seguinte: nós temos a lei da reciprocidade, que foi aprovada no Congresso Nacional. E não tenha dúvida que, primeiro, nós vamos tentar negociar. Mas se não tiver negociação, a lei da reciprocidade será colocada em prática. Se ele vai cobrar 50 de nós, nós vamos cobrar 50 deles”, garantiu.