
O delegado Isaías Pereira de Lucena Neto, titular da Delegacia Territorial de Ipiaú, concedeu entrevista ao Ipiaú TV na manhã desta terça-feira (18), em uma conversa conduzida pelo comunicador Cristiano Quaresma, que esteve no local acompanhando a megaoperação.
Durante a entrevista, o delegado detalhou o funcionamento da Operação Alta Potência 2, ação integrada que mobilizou mais de 250 agentes no combate ao tráfico de drogas, homicídios e lavagem de dinheiro na região.
Segundo Isaías Neto, a operação é resultado de meses de investigação complexa, com coleta de elementos de inteligência e identificação da estrutura de uma organização criminosa com atuação dentro e fora da Bahia.
“É uma operação de repressão qualificada. Fizemos uma investigação profunda, identificamos vários alvos e a estrutura da organização. Representamos judicialmente pelas medidas, como prisões preventivas, buscas, apreensões e bloqueio de bens”, explicou o delegado ao Ipiaú TV.
Atuação em vários estados
A operação teve alvos não apenas em Ipiaú, mas também em Itajubá, Gandu, Ibirataia, Ilhéus, Salvador, São Paulo, Guarulhos, Sacramento (MG) e Barra Velha (SC).
“Nós estamos vendo uma atuação que vai além do estado da Bahia. A investigação conseguiu delimitar os territórios e alcançar os alvos com êxito”, disse.
Até as 6h da manhã, cerca de 15 pessoas já haviam sido presas. Os investigados têm envolvimento com tráfico de drogas, armas e homicídios nas regiões de Jequié, Ipiaú e Itagibá. Foram cumpridos 15 mandados de prisão — 14 na Bahia e 1 em Guarulhos (SP), onde foi capturado o responsável pela movimentação financeira da quadrilha.
Em Gandu, houve confronto após um suspeito ser flagrado com arma e drogas, sendo socorrido para uma unidade de saúde. No local, foram apreendidos um revólver, munições, maconha e celulares.
Novas fases devem ocorrer
O delegado afirmou que a operação é apenas uma etapa do trabalho investigativo:
“Como aprendemos materiais e documentos, esses elementos vão robustecer novas informações. O próximo passo são novas fases da operação e novos alvos identificados.”
Ele também destacou o trabalho silencioso da Polícia Civil até o momento da deflagração:
“A investigação ocorre de forma discreta para não alertar os alvos. No momento certo, entra a fase ostensiva, que é o cumprimento das medidas judiciais.”
Ao final da entrevista, Isaías Neto agradeceu a presença do Ipiaú TV e reforçou o compromisso das forças de segurança:
“Satisfação em participar. Agradeço a vocês pela divulgação desse trabalho, que é feito para trazer segurança e tranquilidade para a sociedade.”
Novas informações devem ser divulgadas ao longo desta terça-feira.
Redação Ipiaú TV