
Neste 4 de outubro, data em que se comemora o Dia Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes de Combate às Endemias (ACE), a vereadora eleita Mônica Souza destacou a importância da categoria e relembrou sua trajetória como agente há quase três décadas.
“Hoje é dia de comemorar. São 29 anos fazendo parte de uma categoria guerreira, que nunca fugiu da luta. No passado, os agentes de saúde não tinham direito a nada. Hoje, já conquistamos três emendas constitucionais, um piso salarial e seguimos na busca pela aposentadoria especial. Só tenho a agradecer a Deus por fazer parte desse grupo que tanto me orgulha”, afirmou Mônica.
Presente em todas as regiões do país, os ACS e ACE atuam diretamente no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). São profissionais que visitam famílias, identificam situações de vulnerabilidade, orientam sobre prevenção, participam de campanhas de vacinação, combatem epidemias e ajudam a salvar vidas.
Para muitas comunidades, especialmente em áreas rurais ou periféricas, eles representam a principal ligação com os serviços de saúde pública. “Nos becos, ruas, zonas rurais e grandes cidades, a presença desses profissionais é sinônimo de cuidado, proximidade e dedicação”, ressaltou a vereadora.
A data reforça o reconhecimento e a valorização de uma das categorias mais essenciais para a saúde pública no Brasil.