
Em uma ofensiva estratégica para combater a escalada da violência e o tráfico de drogas no sudoeste baiano, a Polícia Civil da Bahia cumpriu mandados de prisão e de busca e apreensão na manhã desta quinta-feira (29), no município de Ipiaú. A operação, que contou com o apoio de equipes da Delegacia Territorial de Ipiaú e do Gatti de Vitória da Conquista (9ª Coorpin), resultou na captura de uma mulher apontada como peça-chave na estrutura de uma organização criminosa que atua na cidade.
De acordo com as investigações conduzidas pelo Departamento de Polícia do Interior (Depin), a detida exercia a função de contadora do grupo. Ela era a responsável direta pelo gerenciamento dos ativos financeiros oriundos da comercialização de entorpecentes. O trabalho investigativo aponta que ela atuava em parceria com o companheiro, que já havia sido localizado e preso nesta quarta-feira (28), em uma ação integrada na localidade de Barra Grande.
Além da gestão do tráfico, as autoridades vinculam o núcleo familiar a crimes de extrema gravidade. O homem preso no dia anterior é apontado como o mandante de quatro homicídios registrados apenas neste mês de janeiro em Ipiaú. Durante as diligências de hoje, os agentes apreenderam três aparelhos celulares, que serão submetidos a perícia para identificar novos desdobramentos das atividades ilícitas e outros integrantes da facção.
As ações de inteligência seguem em curso para pacificar a região e desestruturar a cadeia logística e financeira do crime organizado. A Polícia Civil reitera a importância do combate rigoroso tanto aos crimes de sangue quanto ao suporte financeiro que sustenta essas estruturas. * Redação Ipiaú TV