
Neste sábado, 20 de dezembro, o prefeito de Itagibá, Marquinhos Barreto, inaugura no distrito de Japumerim um dos mais importantes espaços culturais da região. O equipamento recebe o nome do escritor Euclides Neto e dispõe de 400 poltronas e toda a estrutura necessária para grandes eventos.
Da programação inaugural constam as apresentações do cantor Xangai, um dos grandes interpretes da Música Popular Brasileira, e da Orquestra Neojiba, cujo repertorio inclui clássicos e trechos associados à tradição orquestral.
Na oportunidade também ocorrerá a exibição de um documentário cinematográfico a respeito da vida de Euclides Neto e uma apresentação teatral com a mesma temática, tendo o elenco formado por estudantes do Colégio Antônio Imbassahy. Haverá ainda uma exposição de artesanato e apresentações de grupos culturais de Itagibá.

Xangai promete um grande espetáculo de cantoria, trazendo perolas musicais da sua autoria e em parceria com Elomar, Geraldo Azevedo, Renato Teixeira, Vital Farias e Juraildes da Cruz. O show é uma escolha bem apropriada para a inauguração de um equipamento de tamanha vocação cultural.

Os Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (NEOJIBA) são exemplo inovador de política pública que alia, de forma pioneira na Bahia, as áreas da Cultura, da Educação e do Desenvolvimento Social.
MULTIÚSO
Concebido com a proposta de tornar-se um Centro Psicopedagógico, o equipamento ganhou dimensão bem maior que a proposta inicial e, com isso, condições de comportar outras finalidades, sobretudo aquelas oriundas dos setores da cultura e educação.
A área construída é de 3.948,00 m², envolvendo um teatro de 400 m², com 400 poltronas, sistema de climatização, acústica capaz de garantir clareza qualidade sonora da performance para toda a plateia, iluminação apropriada, palco em dimensões oficiais, camarins, além de duas salas de atendimento especializado, bem como banheiros adaptados e rampas de acessibilidade.
MEMORIAL
Um memorial com painéis referentes à obra literária de Euclides Neto e à história de Itagibá decorarão o foyer de teatro que também poderá comportar exposições de artes plásticas, artesanatos e outras expressões culturais. * José Américo Castro