
O vereador de Itabela, Lucas Lemos (União), foi denunciado pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) por envolvimento contínuo com uma organização criminosa desde 2020. Ele responde por tráfico de drogas, associação para o tráfico e financiamento da atividade criminosa.
Lucas de Souza Lemos foi preso em flagrante em novembro do ano passado pela Polícia Militar, dentro da casa de um suspeito apontado como líder do grupo no município. Em 9 de dezembro, a Justiça manteve a prisão preventiva.
Segundo o MP-BA, o edil tinha papel estrutural na organização e, a partir de 2022, intensificou a atuação no tráfico, no financiamento das atividades ilegais e no repasse de informações estratégicas. Ele também é investigado por ocultação de provas, contrainteligência e obstrução de investigações.
Na operação, outros dois suspeitos foram alvos da polícia. Um deles tentou fugir, trocou tiros com os agentes, foi baleado e morreu após ser socorrido. Com ele, foram apreendidos arma, munições, celulares e drogas.
Após a prisão, a Câmara de Vereadores de Itabela suspendeu o mandato do parlamentar. Em nota, o União Brasil informou ter sido surpreendido pela denúncia e que aguarda o avanço das investigações. (Bahia Notícias)