
Concluindo a série de homenagens prestadas ao escritor Euclides Neto, no ano do centenário de seu nascimento, o prefeito de Itagibá, Marquinhos Valério (PCdoB), inaugura no próximo dia 20, no distrito de Japomirim, um dos maiores e mais bem equipados espaços culturais do Território do Médio Rio das Contas.
Como não poderia deixar de ser, o equipamento recebe o nome do memorável intelectual que, em sua obra literária, descreveu tão bem a região e retratou o homem do campo como “figura central na luta social e na denúncia das mazelas do capitalismo agrário”.

A inauguração do Centro Pedagógico Cultural Euclides Neto promete ser em alto estilo, já que uma programação de excelência vem sendo elaborada para o evento. Uma orquestra e artistas de projeção nacional estão sendo contatados para se apresentarem no espaço, que também receberá expressivas lideranças políticas, fazedores de cultura e o público em geral.
A denominação deste espaço multiúso decorreu de um projeto do saudoso vereador Antônio Alves Guimarães Filho, o popular “Antônio da Cerâmica”, e está assegurada pela Lei Municipal nº 903/2023. O autor da proposição considerou que o nome de Euclides Neto em uma obra tão grandiosa projetará ainda mais esse momento de franco crescimento do distrito de Japomirim.
O espaço

Concebido inicialmente com a proposta de tornar-se um Centro Psicopedagógico, o equipamento ganhou dimensão bem maior que a ideia inicial e, com isso, condições de comportar outras finalidades, sobretudo aquelas oriundas dos setores da cultura e da educação.
A área construída é de 3.948,00 m², envolvendo um teatro de 400 m², com 400 poltronas, sistema de climatização, acústica capaz de garantir clareza e qualidade sonora das performances para toda a plateia, iluminação apropriada, palco em dimensões oficiais, camarins, além de duas salas de atendimento especializado, bem como banheiros adaptados e rampas de acessibilidade.
Ao redor do prédio existe um amplo estacionamento de veículos e um espaço de convivência que receberá árvores nativas da Mata Atlântica e um belo jardim. A iluminação dessa área conta com 13 torres, cada uma com duas luminárias de LED de 150 W.
Memorial

Um memorial com painéis referentes à obra literária de Euclides Neto e à história de Itagibá decorará o foyer do teatro, que também poderá comportar exposições de artes plásticas, artesanato e outras expressões culturais.
Euclides Neto escreveu 14 livros e vem sendo estudado por inúmeros pesquisadores no Brasil e até no exterior. Em 1963, aos 38 anos, assumiu o cargo de prefeito de Ipiaú, exercendo o mandato até 1967.
Nesse período, apesar de ter sofrido severa perseguição política, realizou uma das mais importantes gestões verificadas no interior da Bahia. Promoveu relevantes reformas de base, dentre as quais uma experiência de Reforma Agrária que ficou conhecida como Fazenda do Povo.
Em 1986, Euclides foi nomeado pelo governador Waldir Pires para a pasta de Assuntos Fundiários e Reforma Agrária. Em sua trajetória jurídica, teve intensa atividade advocatícia, exercendo a profissão por 40 anos, sempre defendendo os trabalhadores rurais e os segmentos mais carentes da população.
Comissão
O prefeito Marquinhos Barreto considera que Euclides Neto, pelo seu legado como escritor de projeção nacional, advogado defensor da população marginalizada e gestor público que revolucionou a administração municipal, é merecedor dessa justa homenagem.
Na última quinta-feira, 4, o prefeito reuniu-se com o seu secretariado para planejar a solenidade de inauguração do Centro Pedagógico Cultural Euclides Neto e solicitou a formação de uma comissão responsável pela coordenação da programação a ser implementada.
A comissão é composta pela secretária de Educação, Renata Rosendo; pelo secretário de Governo, Júnior Dantas; e pelos assessores de gabinete, Jeoberico Silva e Adnael Santos. O grupo já se encontra em plena movimentação, inclusive mantendo reuniões com publicitários e jornalistas que atuam na região, buscando uma ampla divulgação do aguardado evento. (José Américo Castro)