
O clima voltou a esquentar na política baiana. Nesta quarta-feira (12), o deputado estadual Sandro Régis (União Brasil) disparou críticas afiadas ao governador Jerônimo Rodrigues (PT), após o petista reagir de forma dura a declarações do ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil).
Com tom irônico, Régis afirmou que Neto “está alugando um triplex na mente de Jerônimo”, numa referência às recentes falas do governador, que, segundo o parlamentar, demonstram irritação diante das críticas do ex-prefeito sobre a segurança pública do estado.
Segundo Régis, o comportamento do governador revela incômodo diante da pressão política:
“É impressionante como o governador está, como diz o bom baianês, pegando ar com as críticas coerentes e bem colocadas de Neto sobre a segurança pública da Bahia. Todo mundo viu o destempero do governador ao responder. Não está aguentando a pressão.”
A troca de farpas começou depois que ACM Neto comentou o caso de violência ocorrido no Recôncavo Baiano, episódio que gerou medo na população. Jerônimo rebateu dizendo que parte das críticas era fake news, sobretudo a declaração de Neto de que o governador defendia “tratar bandido com amor e carinho”.
Durante a campanha de 2022, no entanto, Jerônimo afirmou que, no combate às facções, buscaria trocar “a arma e a violência pelo carinho e pelo amor”, declaração que voltou a circular no debate político.
Régis sustentou que o comportamento do governador revela desgaste político e dificuldades na gestão da segurança pública:
“Esse destempero do governador não é normal. Talvez seja porque ele está vendo a violência da Bahia virar destaque nacional por índices muito negativos, piores até do que os números do Rio de Janeiro. Sem contar que ele vem perdendo aliados e enfrenta rejeição alta tanto na capital quanto no interior. É muita dor de cabeça para o governador.”
A tensão entre governo e oposição deve se intensificar nos próximos dias, especialmente com a segurança pública no centro do debate político no estado. * Redação Ipiaú TV