
A coordenadora sindical de Ipiaú e vereadora Mônica Souza (PT) viajou a Brasília acompanhada de membros de sua diretoria — Geneilton Lima, Jair Alves e Carine Araújo — para participar das mobilizações em defesa da aposentadoria especial dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE).
Durante o evento, Mônica destacou a importância da CONACS (Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias) e reafirmou seu compromisso com a categoria. Em seu discurso, a parlamentar lembrou sua trajetória e a luta histórica dos agentes:
“Antes de estar vereadora, eu sou Agente Comunitária de Saúde e Agente de Endemias. Tenho orgulho dessa categoria e seguirei lutando por mais conquistas. Tudo o que a CONACS tem alcançado, a gente busca regulamentar no nosso município. Hoje temos plano de cargos e salários, e isso é resultado de muita união e fé em Deus”, afirmou Mônica.

A vereadora também fez um apelo à união da categoria nas redes sociais e aos colegas de todo o país para combater desinformações relacionadas às propostas em tramitação no Congresso Nacional.
“Precisamos estar orientando nossos colegas sobre o que realmente está em discussão. O nosso projeto é o PLP, não a PEC que circula por aí. É hora de apoiar, divulgar e fortalecer a mobilização”, reforçou.
As principais pautas da mobilização da CONACS em Brasília
A CONACS segue atuando junto ao Congresso Nacional para garantir direitos e valorização profissional aos agentes de saúde e endemias.
A principal pauta é o reconhecimento da aposentadoria especial para os ACS e ACE, devido às condições insalubres de trabalho — como exposição a riscos biológicos, agentes ambientais e jornadas em campo sob sol e chuva.
“Ainda esperamos a regulamentação plena da EC 120, como no caso da nossa aposentadoria especial, que já tem previsão constitucional”, afirma o manifesto da entidade.