
O deputado estadual Binho Galinha (PRD) se apresentou nesta sexta-feira (3) ao Ministério Público da Bahia, em Feira de Santana, após dois dias foragido. Ele foi escoltado pelo Gaeco até Salvador, onde permanecerá custodiado.
Na última quarta-feira (1º), a Polícia Federal cumpriu mandado de busca em sua residência, mas não o encontrou. Na ação, foram presos sua esposa, Mayana Cerqueira, e seu filho, João Guilherme. No mesmo dia, um carro blindado supostamente usado na fuga foi localizado em uma área de mata em Feira de Santana.
Binho Galinha é apontado pela Operação Estado Anômico como líder de uma organização criminosa com atuação na região, ligada a crimes como lavagem de dinheiro, tráfico de drogas, agiotagem e comércio ilegal de armas. Sua prisão preventiva e de outros nove investigados havia sido decretada no dia 19 de agosto.
Até agora, 15 pessoas já foram denunciadas pelo MP-BA por envolvimento com o grupo. Em nota, a defesa do parlamentar afirmou que ele tem colaborado com as autoridades e confia que todos os fatos serão esclarecidos na Justiça.