
Dois mapas desenvolvidos a partir da pesquisa MUNIC, realizada pelo IBGE, e organizados pela plataforma República.org, revelam que o município de Ipiaú apresenta deficiências importantes na área da gestão pública, especialmente no que diz respeito à transparência de concursos municipais e à forma de nomeação dos diretores das escolas da rede pública.
O primeiro dado, referente ao ano de 2019, mostra que Ipiaú não disponibilizava na internet os serviços relacionados a concursos públicos. Isso significa que a população não tinha acesso online a informaç
ões básicas como editais, prazos de inscrição, resultados e cronogramas de seleção promovidos pela Prefeitura. A ausência desse serviço digital representa uma barreira para o acesso democrático às oportunidades de emprego no setor público, além de dificultar a fiscalização e o controle social dos processos seletivos realizados pelo município. Enquanto diversas cidades da Bahia já avançaram na oferta desses serviços por meio de seus portais institucionais, Ipiaú continua listada entre os municípios que ainda não oferecem esse tipo de transparência digital.
O segundo levantamento, com base em dados de 2021, revela que o município também não adota concursos públicos como critério para a nomeação de diretores escolares. Ou seja, os profissionais que assumem a direção das escolas municipais não passam por um processo seletivo técnico ou meritocrático, sendo escolhidos, na prática, por critérios políticos ou por indicações. Essa forma de nomeação levanta preocupações sobre a qualidade da gestão educacional, já que a escolha de diretores sem critérios técnicos compromete a profissionalização da educação pública e pode interferir diretamente na organização pedagógica e administrativa das escolas.

O caso de Ipiaú reflete um cenário ainda muito presente em grande parte do estado da Bahia. De acordo com o mapa publicado pela República.org, a imensa maioria dos municípios baianos também não realiza concursos públicos para escolha de diretores escolares. No entanto, a permanência dessa prática não justifica sua continuidade, principalmente diante do avanço de políticas públicas que incentivam a qualificação e a impessoalidade no serviço público.
Esses dois pontos — a ausência de divulgação online de concursos e a inexistência de seleção técnica para diretores escolares — são sintomas de uma administração que ainda não prioriza a transparência e a meritocracia. Em tempos em que a sociedade exige mais clareza e responsabilidade dos gestores públicos, oferecer serviços digitais e selecionar profissionais com base em competências são práticas essenciais para garantir um serviço público mais justo e eficiente.
Investir na digitalização dos processos e adotar critérios técnicos para cargos estratégicos, como o de diretor escolar, são medidas que podem beneficiar diretamente a população, assegurando igualdade de oportunidades, melhor desempenho das escolas e maior confiança da sociedade na administração municipal. A população de Ipiaú, como de qualquer outra cidade, tem o direito de ser atendida por um serviço público moderno, acessível e comprometido com a transparência. * Redação Ipiaú TV